Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


sábado, 6 de setembro de 2014

Um amigo na minha Confeitaria : O AÇÚCAR DE CONFEITEIRO



 VAMOS FALAR SOBRE O AÇÚCAR DE CONFEITEIRO, um amigo na CONFEITARIA...
A granulação do açúcar de confeiteiro, também conhecido por açúcar em pó, é normalmente mais fina que o açúcar refinado, podendo ou não ter como aditivo algum tipo de amido ou fosfato de cálcio para dar maior leveza. Sua minúscula constituição favorece a sua fixação sobre pães e doces após o seu preparo, bem como para na confecção de coberturas. Pode ser feito domesticamente moendo açúcar comum em um moedor de café ou um processador.
Eu prefiro comprar pois muitas vezes não consigo chegar a granulação desejada e assim quando decoro meus pães, sonhos as pessoas podem sentir cristais de açúcar. Bem mas para que quer se aventurar a fazer seu próprio Produto ai vai uma receita bem fácil......só espero que seu processador tenha uma boa lâmina......rsrsrsrs
Ingredientes
1 copo de açúcar
2 colheres de sopa de amido de milho
Modo de Preparo

- Calcule a quantidade de açúcar. Um copo de açúcar granulado gerará um copo de açúcar de confeiteiro.

- Meça o amido de milho. A maior parte do açúcar de confeiteiro encontrado em lojas contém amido de milho, que impede o produto de empelotar e também age como agente engrossador. Você precisará de uma colher-de-mesa para cada copo de açúcar granulado.
Você pode omitir o amido de milho caso não o tenha ou quando não quiser adicioná-lo. Porém, se o açúcar de confeiteiro de sua receita tiver a função de agente engrossador – por exemplo, caso esteja fazendo um glacê que endurecerá –, é melhor adicionar o amido de milho.
- Despeje os produtos num processador de alimentos ou liquidificador. Use o produto mais potente que você possuir, independentemente de ser o liquidificador ou o processador de alimentos. Quanto mais afiadas forem as lâminas, mais fino ficará o açúcar. E Boa Sorte.....o melhor resultado vai depender do seu equipamento.....rsrsrs
O açúcar granulado pode, potencialmente, arranhar as laterais do processador de alimentos/liquidificador de plástico. Isso é algo que deve ser mantido em mente quando você decidir qual equipamento usar. (Pode estragar o seu acrílico do copo em uso depois não vai ficar chorando).
- Misture os ingredientes em velocidade máxima. Cubra o liquidificador com um pano e ative-o para que a mistura se transforme em pó – isso levará cerca de dois a três minutos.
Se a mistura parecer granulosa, bata por mais 30 segundos. Continue fazer isso até atingir a textura desejada.

Se você tiver muito açúcar para misturar, tente fazê-lo em porções menores. Isso pode ajudá-lo a obter a textura certa mais facilmente.
- Guarde a mistura final em um recipiente fechado. O açúcar de confeiteiro durará tanto quanto o granulado se for mantido num recipiente lacrado.
- Você também pode fazer uma variação colorida. Se estiver usando açúcar com propósitos decorativos, é possível adicionar um pouco de açúcar colorido à combinação durante o processo de mistura ou mesmo um corante em pó.
Eu adoro misturar suco de limão a ele e fazer uma cobertura bem legal para os meus Pães, Bolos e outros fica ótimo.
Uso também para fazer meus Macarons, meu Glace Real, para cobrir bem casados, minhas Palhas Italianas e os meus Sonhos ou Bolinhos de chuva como vocês quiserem chamar.

Marcio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário