Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Como me comportar a Mesa!!! Perguntas e Respostas. Como posso Agir?

Que alimentos podem ser comidos com a mão? Que regras devo observar?
Coma com a mão: frango à passarinho, sanduíche- aperitivo (os maiores necessitam de garfo e faca, exceto os absolutamente informais, como os MC´Donalds, quiosques de lanches, etc.), pequenas esfihas, alcachofras, costelinhas de porco assadas para churrascos, batatas tipo chips, patinha de caranguejo, cerejas e morangos, uvas, sushi, bacon torrado, torresmo, salgadinhos servidos em coquetéis ( o guardanapo deve ficar na outra mão e deve ser usado somente para limpar os dedos), asinhas e coxinhas de frango assadas para churrascos. Sempre que for comer com as mãos utilize os dedos polegar, indicador e médio como se fossem pinças. Aja naturalmente e sirva-se sempre de um alimento de cada vez. Sanduíches e pizzas, ao contrário do que se pensa e faz, necessitam de talheres, mesmo em casa.

Em coquetéis, devo pegar os salgadinhos com guardanapo?
Pegue os canapés ou salgadinhos com a mão: o guardanapo serve apenas para limpar os dedos e os lábios antes de levar o copo à boca.

No restaurante, sempre fico constrangida de limpar os lábios quando estou com batom. Qual o modo correto de fazê-lo?
Hoje, os restaurantes costumam ter, ao lado do guardanapo de tecido, um de papel, específico para as mulheres limparem os lábios antes das refeições, que são, posteriormente, recolhidos. Também existe o pour le rouge (em francês, para o batom), um pequeno guardanapo vermelho para essa finalidade, mas dificilmente presente em mesas mais formais. Quando é pequeno, vem acompanhado de outro maior. Em algumas situações, pode ter o tamanho convencional, sendo colocado apenas nos lugares determinados para as mulheres.

Posso retocar o batom à mesa, no final da refeição?
Vá ao banheiro para retocar a maquiagem e arrumar os cabelos - embora se diga que tais atitudes são permitidas em público, há um lugar mais adequado para elas.

Estou assumindo uma nova função que me obrigará a almoçar com clientes. Nesse caso, como convidar clientes homens sem ficar constrangida?
No trabalho, o melhor é assumir o seu papel profissional, independentemente do sexo, e agir com naturalidade. Se o seu cliente necessita de uma atenção especial, faça-a antes que a concorrência pense nisso. Lembre-se de que quem convida paga a conta no final da refeição.

Quais as regras para um almoço profissional?
Se você fez o convite, chegue com 10 minutos de antecedência e aguarde seu convidado no bar, se houver, ou na própria mesa, sem se sentir mal com isso. Fique atenta para que ele a veja ou peça ao garçom que o conduza até o lugar. Lembre-se, você é a anfitriã, não a babá: sugira pratos que já experimentou, peça ajuda ao maitre, mas deixe a decisão para o convidado.

A moderna etiqueta permite que mulheres convidem homens para almoçar ou jantar fora?
Embora os tempos tenham mudado, continua sendo mais elegante esperar que a iniciativa do convite parta do homem. Se você tem interesse na aproximação, seja mais criativa e induza-o a convidá-la.

O que fazer para não me sentir pressionada pelos olhares quando vou sozinha a um restaurante?
Proceda naturalmente, seja escolhendo sua mesa, chamando o garçom ou fazendo o pedido. Procure ficar à vontade, comer sem pressa e usar corretamente talheres e guardanapo. Aliás, uma boa "técnica" para ser elegante e natural nessas condições é ir treinando em casa mesmo, em companhia dos familiares.

E, num jantar a dois, existem regras para a arrumação da mesa?
Para iniciar, a melhor disposição de lugares é aquela que permite um sentar de frente para o outro. Um buquê de flores pequeno (sem perfume) pode ser colocado entre os dois ou no espaço vago que ficou sobre a mesa. Se preferir, um castiçal com uma vela dará um toque ainda mais romântico. Use uma toalha clara, louça especial e talheres adequadas ao prato principal; um copo para água e outro apropriado à bebida escolhida. E que o seu jantar seja um sucesso para o estômago e para o coração!

Em que ocasiões deve-se colocar o prato de pão à mesa?
Em ocasiões mais formais ou em restaurantes, onde já os encontramos à disposição. Ele deve ficar do nosso lado esquerdo, um pouco acima do prato. Durante a refeição, use-o apenas para o pão e a manteiga. Quando a manteiga for servida em bolas, coloque uma delas inteira no prato de pão; quando em barra, corte um pedaço e deposite-o sobre a borda do prato. Manteigas embaladas individualmente devem ser abertas e colocadas ao lado do prato. Rasgue o pão com as mãos, em pedaços que caibam inteiros na boca, passe a manteiga e delicie-se!
Se a sua opção for por torrada, quebre-a antes de passar manteiga. Patês ou outras pastas do couvert não devem ser colocados no prato de pão, nem os caroços de azeitona - antes devem ser deixados no prato principal (que será trocado quando a refeição for servida).

Como devemos nos comportar, quando o garçom vem nos atender?
Se estamos conversando sobre um assunto reservado, devemos parar de falar enquanto o garçom nos serve. Em qualquer circunstância, fique atenta à sua aproximação com pratos ou bebidas para que um movimento seu não cause desastres. Na hora em que ele pedir licença para servir, incline-se um pouco para trás, deixando espaço livre. E não se esqueça de agradecer, em voz baixa.

Em que ocasiões pode-se utilizar a luz de velas? Qual o número ideal?
Em jantares, e somente em jantares, pois durante o dia já temos a luz natural. Uma par de velas ilumina perfeitamente uma mesa para até quatro pessoas – se sua mesa for maior, use esses números para calcular quantas velas utilizar. E não se esqueça de apagar as luzes sobre a mesa, deixando no máximo, a luz indireta de um abajur.

O que acontece quando se calcula errado a quantidade de comida e bebida e as coisas estão acabando antes do final da festa?
Errar é humano. Quando você, como anfitriã, perceber que tal situação está prestes a acontecer, providencie para que o café seja preparado e servido – geralmente, o café sinaliza que está na hora da "boa-noite" dos convidados aos seus anfitriões. Se ainda é cedo, peça para alguém de sua confiança dar um pulo ao supermercado mais próximo para prover as necessidades.

Para que serve o aperitivo?
Ao servir tira-gostos e aperitivos antes de qualquer reunião - seja ela formal ou informal -, você irá entrosar com mais facilidade os convidados à mesa e dará tempo suficiente par que todos estejam presentes quando a refeição for servida.

Quais os comes e bebes?
Opte por salgadinhos e entradas que não sejam muito pesadas – assim, o prato principal será melhor apreciado. Escolha tira-gostos leves e apenas um com sabor mais acentuado. Sugestão de "cardápio": torradas com patê de atum, castanhas de caju, amendoins, queijo prato temperado com azeite e orégano e um tipo de frio defumado, salgadinhos tipo chips.

Que tipo de bebida servir?
Vinho do porto amadeirado, Xerez, Uísque, Campari, Champanhe, Bloody Mary (suco de tomate com vodca), San Rafael ou a mesma bebida que acompanhará a refeição.

Evite: aperitivos doces para não prejudicar o apetite das pessoas. Licores e vinhos licorosos devem ser servidos após o jantar. Ofereça aos convidados as bebidas disponíveis em casa . Jamais pergunte o que eles bebem: As vezes, eles podem pedir algo que você não tenha para servir.

Planeje tudo antes, isso pode evitar alguns constrangimentos.
Receba em sua casa dentro de suas possibilidades financeiras e de acordo com o seu jeito de ser. Chique é conseguir ser absolutamente simples.
Não deixe que a duração do aperitivo ultrapasse a 90 minutos, para que o excesso de comida e de bebida não interfiram no bom andamento do almoço ou jantar. Seguindo estas preciosas dicas, você não vai errar.

Deve-se cumprimentar de perto um amigo no meio de uma refeição?
Cumprimentar com um sorriso é suficiente num encontro casual entre amigos ou conhecidos em lugares públicos. Porém, isso não o impede, dependendo do grau de amizade, de se aproximar e trocar algumas palavras, desde que isso não chegue a perturbar os outros que estão à mesa. Se todos estiverem no meio da refeição, deixe a conversa para outra oportunidade. Mas não hesite em cumprimentar os amigos e conhecidos mesmo de longe. É sempre bom ser reconhecido e lembrado; isso demostra que você é bem educado.

Atenção para o visual
Alguns lembretes são sempre bem-vindos na hora de se arrumar para uma festa, seja você anfitriã ou convidada:

1-Qualquer que seja seu estilo, arrume-se sempre o melhor possível. O cuidado com a aparência, ela demonstra consideração por quem convidou.
2-Uma velha regra continua indiscutível: a dona da festa não deve ser a mais chique. Se você está recebendo, vista-se com simplicidade.
3-Adapte o figurino à ocasião. Evite brilhos e transparências durante o dia, ou decotes vertiginosos em festas familiares.
4-Não esqueça que ambientes cheios são mais aquecidos. Cuidado com roupas muito quentes. Melhor apelar para casacos ou xales, que você pode tirar.

* Para ensinar aos seus filhos: É bom que as crianças aprendam, desde pequenas, a se comportar bem em festinhas de aniversário. Ensine-as a controlar os impulsos e: a não abrir o presente do aniversariante antes dele; não atacar a mesa de doces; e, sempre agradecer ao dono da festa antes de ir embora.

O certo é dizer "o champanhe" ou "a champanhe"? Ele pode ser servido depois da sobremesa?
Use a forma masculina, "o champanhe", por estar se referindo ao vinho tradicional da região da champanha, na França. Sirva-o de preferência em taças flûte , a qualquer hora do dia, para acompanhar desde o aperitivo até a sobremesa. Imprescindível em ocasiões especiais, é a bebida ideal para brindar.

Se for convidada para uma festa de aniversário e não puder comparecer, devo dar presentes, mesmo assim?
É lógico: não é por que você não pode comparecer à festa de aniversário à qual foi convidada(o) que vai deixar de dar o presente, Mande-o ou entregue pessoalmente na primeira oportunidade, acompanhado de um pedido de desculpas pelo cano. O mesmo vale entre crianças: Faltou a festinha, levou o presente no dia seguinte! Ensine seu filho desde pequeno.

Quando uma bebida é oferecida com o guardanapo, como devo utiliza-lo?
Se a bebida tiver gelo, envolva o fundo do copo com o guardanapo para proteger-se das gotas que se formam em torno dele. Se acaso em sua mesa estiver um porta-copos, saiba que a função é proteger a mesa da umidade e das marcas deixadas por copos, portanto use-o.

Quando ofereço um jantar ou um almoço em casa e ganho bebidas ou bombons dos convidados devo abrir e oferecer?
A bebida não precisa necessariamente ser aberta e servida nessa ocasião, pois pressupõe-se que você já tenha providenciado bebidas para acompanhar a refeição. Sugiro oferecer o vinho na próxima vez que o convidado que o presenteou for a sua casa. Elogie enquanto estiver servindo e comente que é o vinho oferecido por ele naquela ocasião. Quanto aos bombons, se a caixa contiver número suficiente para todos os convidados, deve ser oferecida após o café. Caso contrário, consuma-os posteriormente e ligue para quem lhe ofereceu agradecendo.

Se convidar alguém para uma refeição em minha casa, posso cruzar os talheres quando terminar?
Não, jamais faça isso antes da visita. Pois daria a impressão de que a visita é gulosa ou está comendo muito. Deixe sempre um pouco no seu prato e ofereça repetições ao convidado. Nunca tire os pratos salgados antes dele cruzar os talheres. Depois sim , ofereça a sobremesa e com mais calma, o café.

É falta de educação repetir o prato quando se está em um jantar?
Não, pelo contrário: repetir é uma demonstração clara de que gostou da comida.

Como faço para saber que copo devo usar quando tem vários à frente do prato?
O menor é sempre para vinho branco; o intermediário é de vinho tinto; o maior é para água ou refrigerante. A taça que todo mundo conhece é para champanhe.

Se na mesa tiver muitos talheres, qual devo usar?
O talher que estiver mais distante do seu prato é o que deve ser usado primeiro.

Devo combinar a bolsa com a cor do meu sapato?
Não, a bolsa não precisa necessariamente ser da mesma cor do sapato. Más uma bolsa preta ou marrom é um verdadeiro curinga, combina com tudo.

Num restaurante, em que momento se coloca o guardanapo no colo? E quando se deve tirá-lo?
Ao sentar, a primeira coisa que se faz é colocar o guardanapo no colo. Se for engomado, deixe-o dobrado na horizontal, pelos vincos, para não escorregar. Sempre que for levar o copo à boca, passe antes o guardanapo nos lábios. Se precisar se levantar durante a refeição, lembre-se de colocar o guardanapo sobre a toalha, à esquerda do prato, sem dobrá-lo. Ao fim, depois do cafezinho, faça o mesmo.

Qual o vinho certo para beber ao se comer patês?
Os patês devem ser passados moderadamente sobre pães ou bolachinhas antes de ser degustados. Cortar fatias de pães e levar à boca é uma gafe. Os patês de sabor marcante, como de o de fígado, devem ser servidos com vinho tinto. Os mais suaves, como o de vegetais, pedem um bom vinho branco.

Onde devo colher os talheres, ao parar uma refeição?
Durante uma refeição, você deixa os talheres para cortar o pãozinho do couvert, para tomar um gole de água etc. Nunca os coloque sobre a toalha. Se não houver descanso para talheres na mesa, deixe-os sobre o prato.



Chef Marcio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário