Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O que são antioxidantes?



Definição de antioxidantes

A definição de antioxidante é mais fácil de entender do que parece. O termo antioxidante se tornou tão comum na linguagem relacionada à saúde, mas na realidade o que significa?

Anti é um prefixo que significa “agir contra, contra-agir ou prevenir, curar ou neutralizar”. Assim se pode deduzir que a definição de antioxidante significa “algo que contra-ataca um oxidante”.

E oxidante, o que quer dizer? Bem, é óbvio que um oxidante é algo que oxida, mas isso não ajuda muito. Oxidar significa combinar com oxigênio. E como isso funciona no metabolismo humano?

O processo de oxidação pode produzir partículas chamadas de “radicais livres”. Os radicais livres no organismo são básicamente moléculas e átomos incompletos. Radicais livres são pequenas partículas incompletas. São como parasitas no sentido de que precisam de partículas inteiras para se ligarem e assim se sentirem completos de novo. Os radicais livres se colam às outras células e tecidos e causam deterioração destas células e tecidos. Eles causam uma reação de deterioração em cadeia porque “roubam” uma parte das células e tecidos íntegros para se completarem. E então estas partículas prejudicadas têm de “roubar” partes de outras partículas íntegras, células e tecidos. E assim está estabelecido o caos!

E como parar com essa loucura? A resposta é antioxidantes! Estes são os benefícios dos antioxidantes. Os antioxidantes contra-atacam ou neutralizam os radicais livres e seus efeitos destrutivos. É preciso lembrar que o organismo está normalmente designado para manipular uma certa quantidade de oxidação e atividade de radicais livres. Os radicais livres são produzidos no processo normal do metabolismo. Contudo, há fontes adicionais de radicais livres no nosso meio-ambiente atualmente. A poluição do ar interno e externo, produtos de limpeza, produtos de cuidados pessoais, fumaça de cigarro, são algumas das fontes comuns de radicais livres. A dieta ocidental corrente consiste em fast food, alimentos ricos em gorduras, pães, açúcares e carnes gordurosas. Estes tipos de alimentos não contêm antioxidantes em nenhuma quantidade. Combine isto ao meio-ambiente cada dia mais tóxico, cheio de radicais livres, e qual será o resultado disso?

Com certeza, todos já ouviram falar que a vitamina C e a E são bons antioxidantes, o que é verdade.

É mais benéfico obter antioxidantes através de alimentos frescos porque o organismo pode assimilá-los e utilizá-los muito mais eficientemente. Os alimentos cultivados organicamente possuem maiores níveis de vitaminas, minerais e antioxidantes que os convencionais.

Outra fonte excelente de antioxidantes é o chá branco, chá delicado, que possui altos níveis de antioxidantes. É mais do que óbvio que no mundo atual, uma dieta plena de alimentos de alta qualidade possuindo propriedades antioxidantes é a chave para a saúde e vitalidade. Morte aos radicais livres!
 
 
Chef Marcio Lopes "sempre com você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário