Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Receita do Pastel de Angu - Patrimônio Cultural isso é a nossa Gastronomia.



Será que dá certo transformar angu em massa de pastel? Quem vive em Itabirito, Minas Gerais, não tem dúvida. A iguaria é a receita mais típica do município, isso é Brasil. É a nossa grande Gastronomia.


A vocação da pequena Itabirito, a pouco mais de 50 quilômetros da capital Belo Horizonte, é a mineração. As terras montanhosas do município são riquíssimas em minerais dos mais variados tipos. Mas a cidade tem outras atrações.

Ao chegar a Itabirito, logo se descobre qual é a receita mais típica da culinária local: pastel de angu. O tal pastel é patrimônio cultural da cidade. A massa de angu frita e recheada agrada também quem vem de fora.

A mercearia Paraopeba, entre seus milhares de produtos, também vende o pastel de angu. É dona Lucilia Silva quem faz o pastel vendido na mercearia. Ela deixa os pastéis congelados e leva outros produtos em troca, principalmente fubá.

“O fubá daqui é novo. Ele pega toda semana. Se eu pegar em outro lugar, eu não sei se aquele fubá já foi estocado ou ficou velho. O fubá velho amarga”, explicou dona Lucilia.

A dona Lucilia só usa fubá de moinho de água para fazer o pastel. “Geralmente, o fubá industrializado não dá liga no pastel. Para ter uma liga tem de por farinha. Daí já não fica a mesma coisa”, esclareceu.

Os ingredientes para fazer uma massa que rende cerca de 50 pastéis são:

1 ½ quilo de fubá de moinho peneirado
1 ½ litro de água
1 colher de sopa de polvilho azedo
1 colher de sopa de sal

Ela também já deixa algumas opções de recheio prontas, como carne moída, frango com catupiry e queijo.

Ferva a água. Acrescente o sal. Coloque o fubá aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Está no ponto quando soltar no fundo. Já com fogo desligado, acrescente o polvilho azedo.

O angu vai para uma superfície de pedra para não grudar. Molhe a mão na água e sove até deixar a massa bem homogênea. Corte a massa e faça um rolinho. Corte de novo. Faça uma bolinha e abra com os dedos. Coloque o recheio e fecha. Um funil ajuda. Cada sabor recebe um acabamento diferente. Depois, é só fritar.

Descubra sabores, descubra a nossa cultura o Brasil é assim maravilhoso.

Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."

Nenhum comentário:

Postar um comentário