Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pupunha - Uma Fruta Brasileira é nossa Gastronomia.

A pupunha é o fruto da pupunheira, uma palmeira típica da região amazônica. Se na região sudeste a pupunha costuma ser associada ao palmito, no norte é conhecida por causa de seus frutos saborosos e ricos em proteínas, carboidratos e minerais como cálcio, ferro e fósforo, além do alto teor de vitamina A. Do tronco da palmeira, é obtido o palmito tão popular em restaurantes do sudeste.

O fruto da pupunheira apresenta cores variáveis. Quando maduro, a casca pode ser vermelha, amarela, alaranjada ou mesmo verde. Seu formato é redondo, de tamanho diametral de aproximadamente 7 cm. Sua polpa é amarela-alaranjada, fibrosa, e oleosa.

Em muitos dos hotéis da região norte, encontra-se a pupunha no café da manhã. Ainda quente, ela deve ser descascada, e uma das opções ao degustá-la é com um pouco de manteiga e um fio de melaço. No fim de tarde, a pupunha pode ser usada como ingrediente de bolo. Já em cardápios de restaurantes mais sofisticados, ela pode ser usada em receitas de nhoque ou purê.

Eu adoro comer está Fruta, coloco na panela de pressão com água e uma colher de açúcar e deixo 20 minutos depois de começar a pressão, depois é só descascar e comer, seu sabor se parece com Castanhas Portuguesas.  UMMMM é ótimo.
 
Bolo de Pupunha
 
Ingredientes

2 medidas de copo de requeijão de pupunha cozida e amassada
2 medidas de copo de requeijão de leite
4 gemas
4 claras em neve
1 colher (sopa) de manteiga
2 copos (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal

Modo de preparo

Bater a pupunha e o leite no liquidificador. Em uma tigela, bater bem a manteiga, o açúcar. Ir juntando as gemas uma de cada vez. Juntar a pupunha com o leite a essa mistura. Mexer com colher de pau. Juntar a farinha de trigo. Misturar. Por último, acrescentar as claras em neve e encorporar à mistura delicadamente. Colocar a massa em uma forma untada com manteiga e levar ao forno médio por aproximadamente 30 minutos.

Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."

4 comentários:

  1. onde é possível adquirir o fruto e também mudas? estamos em são Paulo Capital
    meph@terra.com.br Elias?Aparecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no mato grosso e outros lugares do nortao

      Excluir
    2. Aqui em Brasília eu compro na feira do padre em sobradinho , que funciona somente aos domingos das 5 até aproximadamente 12.

      Excluir
  2. Amigo, eu comprei 3 mudas em Registro aqui no interior de SP, ja estão com quase 10m de altura e produzindo..

    ResponderExcluir