Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sexo – Alimentos Mágicos para a sua Cozinha – Wicca

Este é o tipo de alimento mágico que é bem conhecido do publico, e que não pode faltar. Os alimentos afrodisíacos! Acreditava-se que, quando ingeridos estas maravilhas mágicas e místicas eram capazes de transformar o ser humano mais educado e civilizado em excitados e ardentes animais.

Tão antigos quanto às primeiras civilizações, os humanos usavam os alimentos para despertar as suas vidas sexuais, quase iguais à de hoje. Tanto os alimentos deliciosos, quanto os alimentos mais repulsivos de todos os tipos têm sido ingeridos com esta esperança. Por favor, me salvem, já pensou comer aquele monte de animais e vísceras na China que eles dizem que é para ter mais vigor, prefiro tomar a pílula azul. Mas voltando ao assunto, popularmente se ingere ostras como um alimento que estimula o sexo. Será que é pelo formato? O caviar e o champanhe, talvez seja o mais famoso de todos os alimentos nesse apelo sexual. Alguns prestavam juramentos se alimentando de sopa de salsão, outros usavam ervas e também palmito, como alimentos mágicos. Na Ásia, tanto a trivial raiz de ginseng, como chifres de Rinocerontes, ainda são considerados afrodisíacos até hoje. Coitado dos Rinocerontes, os chifres não têm efeito algum, mas a matança continua até quando?

A palavra “afrodisíaco” tem origem no grego aphrodisiakos e faz referência à deusa do amor, Afrodite. Afrodisíacos são agentes químicos ou odores que estimulam o desejo sexual ou elevam a potência masculina. Um prato bem arranjado e apetitoso à percepção de seus odores e a sua degustação tende a gerar um estado de euforia, capaz de conduzir ou resultar em ampliação do desejo sexual. Uma comida gostosa e saudável, preparada com especiarias, pode sim estimular a paixão.

Vou falar de alguns alimentos que lhe ajudaram a despertar o seu desejo sexual, mas antes de ingerir o alimento o seu pensamento deve estar em harmonia para receber as energias benéficas desse alimento. Quando for se alimentar visualize seus desejos isso o ajudara a vibrar melhor com o alimento.

Use Ervas e Temperos (de preferência para os mais frescos possíveis)

Alcaçuz, Alcaravia, Baunilha (não essência), Cardamono, Coentro, Hortelã-pimenta, Salsa.

Visualize sempre antes de usar. Adicione pequenas quantidades nos alimentos.
Vegetais
Salsão, Azeitona, Batata-doce, Cenoura, Endívia.

Ao se cozinhar o alimento faça rapidamente, frite também rapidamente no óleo bem quente ou cozinhe no vapor. Sirva quente ou morno para melhores resultados. O melhor mesmo e ingerir crus.

Frutas
Amora-preta, figo, manga.

Para melhorar sua potencialidade coma-os quentes. Uau!!!!!

Nozes e Grãos
Arroz, Cevada, Gergelim

Bebidas

Conhaque, Conhaque de Damasco, Licor Chartreuse, Rum, Vinho de Ameixa.
Uma pequena quantidade de bebida alcoólica age como um afrodisíaco. Não exagere você pode ficar fora de combate.
Outros alimentos para o Sexo
Café, Caranguejo, Caviar, Champanhe, Mel, Moluscos, Omeletes, Ovos, Peixes, Queijo Parmesão, Sopa de mariscos.

O amor está sempre no ar, se delicie com os alimentos e faça a sua vida mais Feliz.

Receitas

Café para o Sexo
½ xícara de água fria
1 colher de chá de sementes de cardamono descascadas
1 ½ xícara de café forte e quente, fervido recentemente
½ dose de Rum

Enquanto descasca as sementes de caradamono, visualize fortemente a sua necessidade. Coloque a água fria e as sementes de cardamono em uma panela com cabo. Deixe ferver completamente, ferva por poucos minutos. Coe o liquido obtido e utilize-o para misturar ao café quente feito na hora e mexa. Não precisa adoçar, e boa sorte.

Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."

domingo, 26 de dezembro de 2010

A Cozinha Wicca - Bruxaria ou Valorizar o Alimento?

Você sabia que muitos Magos são vegetarianos. Eles evitam a carne vermelha, aves e peixes, alguns até mesmo chegam a evitar os ovos e os produtos derivados de leite. Eles normalmente acreditam que o avanço espiritual e a habilidade mágica somente podem ser obtidos com tal disciplina alimentar.
Uma boa razão para você se tornar um vegetariano, é oque dizem sobre a carne vermelha; ela é um veneno. É verdade que muito da carne ingerida hoje recebe hormônios de crescimento e é gordurosa de mais, e isto na realidade e bem verdade faz mal a nossa saúde.

A espiritualidade é uma das maiores razões para seguir uma dieta estritamente dietética. Alguns acreditam, que se comerem carne, não são superiores aos animais que fazem a mesma coisa. Mas a grande razão e porque muitos espiritualistas acreditam que não receberam a verdadeira iluminação. Hoje muitos vegetarianos estão seguindo os ensinamentos espirituais ou uma religião que proíbe a ingestão de carne. Estou estudando sobre a alimentação e em meus rascunhos, ainda não encontrei nenhum traço de civilizações que não usavam a carne como alimento, quase 100% das civilizações de alguma forma tinham uma necessidade a esta cultura canibalista. Apesar que não tinham essa facilidade de comer carne como hoje. Não consegui ate aqui descobrir nenhuma civilização que era exclusivamente vegetariana, até no livro sagrado que é a bíblia se encontra passagens em que a carne é mencionada como alimento ao corpo.
Muitos ocidentais apontam para a Índia como uma das grandes sociedades vegetarianas, com seus tabus contra a ingestão da carne de vaca ou de boi. Dizem que estes ensinamentos remonta há milhares de anos. É verdade, mas o fato de evitar a ingestão de carne de vaca ou de boi teve o seu passado diversificado. Os brâmanes, a casta superior da Índia, comiam carne de vaca e de boi, mas por volta de 1000 A.C. (antes de Cristo). A veneração religiosa da vaca começou na Índia há cerca de 2.000 anos. Vocês sabiam que ate a independência da Índia, em 1949, as vacas ganhavam proteção legal contra o abate. Outra sociedade que também a pratica do vegetarianismo é a budista, também comum no mundo inteiro. Bem o que eu quero dizer que por mais que você seja vegetariano não deixe de se alimentar corretamente, porque seu corpo precisa de proteínas.

Bom hoje eu quero falar sobre um grão, o arroz suas curiosidades e sobre o aspecto da magia deste alimento.

Arroz
Através de algumas pesquisas descobri que o arroz é conhecido pelas diversas civilizações e cada uma delas tem uma maneira de visualizar o grão. Suas energias mais significativas, são elas: Dinheiro, sexo, fertilidade, proteção.

O arroz é para a Ásia o que o milho é para as Américas. Mais da metade da população mundial come regularmente arroz. Na China o arroz é jogado nos casais recém-casados para lhe conferir sorte e muitos filhos. Você sabia que no Japão, o arroz vermelho, produzido ao se cozinhar um tipo especial de arroz com os feijões azuki, foi antigamente comido no primeiro e no décimo quinto dias de cada mês para trazer boa sorte, assim como nos aniversários e nos festivais. Vermelho é a cor da alegria.

Desperdiçar arroz para um japonês, é uma ação imperdoável. Eles também usavam o arroz para dispersar os "espíritos malignos". No passado, acreditava-se que um espírito em particular perturbava as crianças que choravam a noite sem uma causa aparente. Uma tigela de arroz era sempre colocada perto da criança. Quando os problemas começavam o pai ou a mãe jogavam um punhado de arroz da tigela no chão. Isto afugentava o espírito e permitia que a criança dormisse tranquilamente à noite. A magia antiga agarrava-se no arroz. Ao se cozinhar o arroz, se um circulo se formar ao redor da borda da panela, o seu proprietário se tornará rico.
Embora o arroz branco tenha se popularizado mais que o arroz integral é sempre bom consumir o arroz integral por causa dos seus efeitos nutricionais e mágicos. Fazer um bolo de arroz ou simplesmente um arroz doce, é uma maneira de trazer a energia positiva para nossas vidas. Quando você for comer o arroz visualize dinheiro, a sexualidade, a fertilidade e a proteção que tanto precisamos. Quando for cozinhar o arroz visualize as mudanças em sua vida.



Chef Marcio Lopes "sempre com vocês." - ESTA SEMANA VOU FALAR UM POUCO SOBRE A COZINHA DE BRUXARIAS - WICCA.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O MAIOR LÍDER DE TODOS OS TEMPOS



Ser líder. O que significa  para você?

Para muitos poder. Para outros dar a ultima opinião, a palavra final.
Mas o que será que realmente é ser um líder.
Me pergunto muitas vezes isso, e quero que meus alunos sejam lideres e que se inspirem no verdadeiro elo da liderança o Amor.

Quero ver meus alunos, meus amigos lideres. Estamos aqui hoje em uma rua, de um bairro, de um município, de um estado, de um pais, de um planeta, de um universo, e por ai vai a dimensão deste universo que as vezes achamos que conhecemos mas ele é imenso.
Olhe como somos pequeninos e como dentro de nós queremos tudo e mais um pouco, por isso nunca pare de sonhar, pelo contrario sonhe cada vez mais, o mundo é infinito e sua capacidade de criar também.

Hoje chegamos a mais de 4000 visitas neste pequeno blog, eu me sinto feliz, porque a cada dia eu sonho, este pequeno blog já chegou do outro lado do mundo pessoas da Rússia, Japão, Croácia, EUA, Portugal e mais alguns países já nos visitaram e eu fico muito FELIZ. Eu não paro de sonhar e não vou parar, agora vamos adiante alcançar a marca de 5000 até o final de Janeiro/2011.

Eu comecei minha jornada de Trabalho a alguns anos atrás vendendo cachorro quente nas ruas de São Paulo, um dia eu sonhei em ser cozinheiro,depois sonhei em ser Chef e hoje estou aqui dando aulas para vocês, quer coisa mais gratificante do que isso. Cozinhar com o maior amor possível. Pode ser um arroz, mas farei com o maior amor do mundo.

Acho que isso faz parte do líder amar o que faz. Muitos me perguntam chegar a tantas visitas no blog pra que, vai ganhar um milhão de reais. Não. Eu respondo "vou ganhar um milhão de amigos é só isso que levarei daqui o carinho de vocês". Obrigado. O universo me espera a gente é infinito.

Amor isso é o que faz a diferença, amo todos vocês.


Chef Marcio Lopes "Sempre com vocês."

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Como apagar fogo em óleo quente, no fogão. Leia e veja o filme.

ALERTA!!!
 
É bom saber como agir...
Caso você esqueça no fogo a panela ou frigideira com óleo, e essa pegue
fogo, NÂO ENTRE EM PÂNICO.
Siga as instruções abaixo. Repasse aos seus
amigos, ensine seus empregados, mostre aos seus filhos.
 
 1. DESLIGUE O FOGO 
 2. MOLHE um pano, torça-o, retirando o excesso de água, para que  este
NÃO PINGUE.
 
 3. Coloque o pano sobre a panela/frigideira e espere até que  esfrie
(não saia mais vapor)
 
 4. NUNCA TENTE MOVER A PANELA ou FRIGIDEIRA 
 5. NUNCA JOGUE ÁGUA - NUNCA JOGUE ÁGUA - NUNCA JOGUE ÁGUA -  NUNCA JOGUE ÁGUA,  pois  os respingos carregarão fogo junto e os efeitos são devastadores.  
-> Não guarde essa informação só para você.



Chef Marcio Lopes "sempre com Vocês".

domingo, 19 de dezembro de 2010

Chefs Especiais - Estes são os meus CHEF'S - Faço tudo por eles........



Eu faço parte desta família, a cada dia que posso estar com eles é um sonho. Eles te dão um sorriso, um beijo, um abraço que vale muito, ali brota o amor de verdade.

Obrigado, milhões de obrigados por eu poder estar com vocês.

Felicidades a todos que participam deste projeto, que D'eus sempre nos sorria....................

Chef Marcio Lopes "sempre com vocês"........eu amo a vida.................................................

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O valor de cada um de vocês é estraordinário.


Você saiba que o seu valor é extraordinário. Saiba que o seu valor não se altera no decorrer do seu dia, a cada dia o seu valor é mais extraordinário ainda. Não se esqueça o mundo todo dia te cobra um valor então seja sempre essa pessoa extraordinária.



Chef Marcio Lopes "vocês sempre serão extraordinários!!!!"

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Eu Valorizo, eu me importo com vocês.


Hoje eu só queria fechar os olhos e esquecer das pessoas que ao seu lado te jogam contra o seu melhor, muitos amigos já fiz, neste caminhar de dar aulas e encontrei alunos muito melhores do que eu. Muitos pude ajudar colocando em empregos ali ou aqui. Sou humilde de dizer tem gente muito boa por ali que vem parar na minha mão, e eu ajudo. Porque todos não se ajudam em vez de querer ser melhor do que o outro, que mundo é esse naquele que o individuo, não pode ver alguém feliz.

Por que as pessoas se acham melhores do que as outra? O que foi que fizemos a elas? Só mostramos que somos felizes e alegres naquilo que nos propomos a fazer. Não faço do meu trabalho um sacrifício, mas sim um prazer e isso incomoda muita gente.

O mundo tem que mudar porque eu valorizo você, eu dou valor a cada aluno meu, a cada individuo que se aproxima para aprender, nesta vida estamos aqui aprendendo todo dia, quando eu saio de casa eu quero aprender e sou humilde de dizer aprendo muito mais com vocês do que vocês comigo.

Que todos os dias eu aprenda porque só dessa maneira posso dizer que tentei aprender.

Felicidades a todos os meu amigos, e quando uma pedra cair a sua frente não deixe a lágrima no canto do olho, enxugue e passe por cima desse obstáculo. Porque você é muito mais.

Chef Marcio Lopes "sempre com vocês"............

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Chutney de Abacaxi com Doce de Leite Xamego Bom

Ingredientes
1 abacaxi grande maduro em cubinhos
1 maça sem casca em cubinhos
1 ½ xicara de vinagre (300 ml)
250 gr de Doce de Leite chamego Bom
2 colheres de sopa de gengibre ralado (30 gr)
4 dentes de alho espremidos
1 colher sopa rasa de sal (10 Gr)
1 cebola grande picada (150 gr)
½ xicara de uva passa (80 gr)
1 colher de sopa de semente de mostarda (5 gr)
1 colher de chá de curry (3 gr)


Modo de Preparo
Numa panela, misture todos os ingredientes. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Aumente o fogo para médio e cozinhe, mexendo às vezes, por mais 20 minutos, até o caldo engrossar. Coloque ainda quente em vidros herméticos previamente esterilizados e aquecidos e feche bem. Guarde em geladeira.
Chef Marcio Lopes "sempre com vocês....."

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Estão chegando as Festas de Fim de Ano.


Qual a diferença entre frango, chester e bruster?
Chester e bruster são nomes comerciais de frangos com grande concentração de carne no peito e nas coxas. Ambos são resultados de um melhoramento genético de frangos, obtido a partir de seguidos cruzamentos entre fêmeas e machos selecionados. É bom deixar claro que essa técnica é bem diferente da utilizada para se obter um produto transgênico que consiste na manipulação artificial dos genes de várias espécies e não na seleção de cruzamentos.

O chester, vendido desde o início dos anos 80, foi desenvolvido a partir do cruzamento de diferentes linhagens de aves da espécie Gallus gallus, de origem escocesa. Nas coxas e no peito estão concentrados 70% de sua carne, que também tem baixo teor de gordura, resultado da dieta dessas aves, baseada em milho e soja.

O bruster vem do cruzamento de aves de uma linhagem chamada Ross. O mapa genético do bruster, assim como o do chester, é mantido em sigilo porque senão qualquer pessoa poderia produzir essas aves, afirma o veterinário Luiz Alberto Conte, gerente de um dos grandes frigoríficos do Brasil que comercializa tais carnes. Assim como o chester, o bruster recebe alimentação exclusivamente vegetal, sem aditivos. O manejo desses dois tipos de aves também é especial. Enquanto um frango normal é abatido após 44 dias de vida, pesando cerca de 2,5 quilos, um bruster fica até 60 dias na granja, atingindo 3,6 quilos. Já o chester vive por 62 dias e alcança 4,3 quilos, em média.






Chef Marcio Lopes "sempre com vocês..................."
Boas Festas a vocês. Quero vocês comigo o ano todo o ano que vem e os próximos também..............
E só escolher o seu pra fazer a festa, pode ser aquele frango mesmo de Domingão e só colocar aquele amor na hora de cozinhar que tudo fica ótimo.

Se você pensa que um pepino, só é comida se engana ele é muito mais!

Depois de Ler o que vou escrever nunca mais olhará o Pepino dá MESMA FORMA!

1. PEPINOS contém a maioria das vitaminas que você precisa diariamente, somente um pepino contém Vitaminas B, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

2. Sentindo cansado à tarde, dispense a soda cafeinada e coma um Pepino. Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que fornecem aquela '' animação'' que dura por horas.

3. Cansado de ver o espelho de seu banheiro embaçar após seu banho? Tente esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.

4. As lesmas e caramujos estão arruinando suas plantas? Coloque algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio), em sua horta ou jardim, e as pestes ficarão de longe toda a temporada. As químicas no pepino reagem com o alumínio para dar um cheiro indetectado por humanos, mas que deixam as pestes loucas e as fazem fugir da área.

5. Procurando por uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou praia? Tente esfregar uma rodela ou duas de pepino nas áreas afetadas por alguns minutos, os fito químicos no pepino forçam o colágeno de sua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindo a visibilidade da celulite. Funciona otimamente para as rugas também!

6. Deseja evitar uma ressaca ou dor de cabeça? Coma algumas fatias de pepino antes de dormir e acordará sem dor e sem ressaca. Pepinos contém bastante açúcar, Vitaminas B e eletrolites para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

7. Procurando evitar aquela fome à tarde ou noitinha com alguma coisa? Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar esfomeamento.

8. Tem uma importante entrevista de emprego e você se realiza que não tem tempo para engraxar os sapatos? Simplesmente esfregue uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os químicos proverão um rápido e durável brilho que não somente fica ótimo como também repele água.

9. Não tem em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho enjoado de uma porta rangendo? Tome uma fatia de pepino e esfregue no lugar problemático, e voilá, o rangido se foi!

10. Cansado, estressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA? Corte um pepino inteiro e coloque em uma panela de água fervendo, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água fervendo e se soltam no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sido mostrado de reduzir o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.

11. Acabou de almoçar e ver que não tem goma de mascar ou balas de hortelã? Tome uma fatia de pepino e esprema no céu da boca com a língua por 30 segundos para eliminar o mau hálito, os fito químicos matarão as bactérias responsáveis por causar mal hálito.

12. Procurando por uma maneira ''verde'' para limpar suas torneiras, pias ou aço inoxidável? Esfregue uma fatia de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove anos de zinabre e traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam suas unhas e mãos enquanto limpa.

13. Usando a caneta e comete um erro? Tome a casca do pepino (o lado de fora) e devagar a use para desmanchar o erro, também funciona muito bem nos crayons que as crianças deixam nas paredes!!!


Viram quanta coisa se faz com o pepino. A vida esta cheia de pepinos vamos usar eles bem.


Chef Marcio Lopes "sempre com vocês..."







Isto sim que é Fast Food


Olhando por ai encontrei este restaurante, que deve ficar na Ásia, e o mais interessante é a agilidade e a simplicidade do pão ser aberto e chegar ao seu destino para ser assado.
Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dicas do Chef

Farinha
- Coloque algumas folhas de louro secas no pote onde guarda a farinha. Assim, evitará o aparecimento de bichinhos.
- Para polvilhar mais facilmente a farinha de trigo, coloque-a em recipiente com furinhos, como um saleiro ou use uma esponja de espuma só para isso, que pode ser guardada dentro do pote de farinha.
- O fermento em pó ainda está bom? Para verificar, coloque uma colher de sopa rasa de fermento em um copo com água morna. Mexa. Se o fermento crescer e ferver, é porque ele ainda pode ser usado.
- Para que a maisena não encaroce na hora de engrossar seu molho, dissolva-a em pouco de água ou leite.
Feijão
- Se queimar, passe para outra panela a parte que não ficou grudada e acrescente uma cebola inteira, com casca e lavada, um pouco mais de água se necessário. Leve novamente ao fogo e o feijão perderá o gosto de queimado.
Feijoada
- Para ficar mais leve, quando estiver pronta, acrescente um copo de caldo de laranja.
- Para tirar o excesso de sal de uma feijoada, acrescente uma pitada de açúcar.
Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."

Intolerância à Lactose

Sintomas
Incluem: naúseas, caimbras, gases dolorosos, inchaço, diarréia.
Os sintomas tendem a se desenvolver 30 minutos a 2 h após o consumo de produtos lácteos. A severidade dos sintomas varia, dependendo da quantidade de lactose que cada indivíduo pode tolerar. Algumas pessoas são mais sensíveis aos alimentos, mesmo contendo pequenas quantidade de lactose, enquanto outras podem consumir grandes quantidades que não notam os sintomas.
Alimentos ricos em lactose
Os alimentos mais comuns ricos em lactose incluem os produtos lácteos tais como leite e sorvete. Lactose é às vezes adicionada a alguns alimentos, tais como pães e confeitaria, cereais, molhos de saladas, doces e petiscos.
Os alimentos contendo soro do leite, subprodutos lácteos, sólidos secos do leite e leite em pó desnatado contêm lactose. Coalho, também um produto baseado em leite, tem pequenas quantidades de lactose.
A lactose está presente em quantidades muito pequenas em cerca de 20% das prescrições médicas, tais como pílulas anticoncepcionais e cerca de 6% dos medicamentos disponíveis para venda em balcão, tais como comprimidos para acidez estomacal e para gases.
Existem três tipos básicos de intolerância à lactose: a genética, a resultante de injúria ou doença e a adquirida. A intolerância genética é maior em determinadas raças de seres humanos. Assim, são intolerantes genéticos à lactose cerca de 90% dos asiáticos (chineses, japoneses, filipinos, coreanos, etc.), 75% dos negros, árabes, judeus, gregos cipriotas, esquimós, índios e cerca de 15% dos europeus. A intolerância genética, entretanto, só aparece após alguns anos de vida, dois a três anos por exemplo, apesar de haver raras exceções. Crianças de qualquer raça com menos de um ano, normalmente, são tolerantes à lactose. A intolerância aparece depois (Brandão, 2000). Este distúrbio é repassado de geração a geração em padrão de hereditariedade chamada de autossomal recessiva. Isto significa que ou a mãe ou o pai podem passar a forma defeituosa do gene para a criança a ser afetada.
Para muitas pessoas, a intolerância à lactose se desenvolve naturalmente ao envelhecerem. O intestino delgado começa a produzir menos lactase na maioria das crianças. Mas somente certas pessoas desenvolvem os sintomas. Certas doenças digestivas tais como doença de Crohn, doença celíaca (uma doença digestiva danificadora do intestino delgado e que interfere com a absorção dos nutrientes dos alimentos) e injúrias aos intestino delgado podem reduzir a quantidade de lactase disponível à digestão apropriada da lactose. Mas, segundo Solé (2002), o aumento do uso de fórmulas lácteas adaptadas e o desmame precoce das crianças, têm sido os principais responsáveis pelo aumento da incidência de intolerância à proteínas do leite de vaca.
A intolerancia a lactose secundária, resultado de injúria ou doença, ocorre quando o intestino delgado diminui a produção de lactase após uma patología, cirurgia ou injúria ao intestino delgado. Pode acontecer como resultado de doenças intestinas, como doença celíaca, gastroenterite e doenças inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn. O tratamento do distúrbio subreptício pode restaurar os níveis de lactase e limpar sinais e síntomas, embora possa levar tempo.
Diagnóstico
Com frequência, é diagnosticada com base nos sintomas e alívio destes sintomas ao evitar os produtos lácteos. Contudo, a fim de confirmar o diagnóstico, os médicos devem prescrever exames para intolerância à lactose. Muitos médicos pedem aos pacientes suspeitos de terem a doença para evitarem leite e seus derivados por 1 a 2 semanas para ver se seus sintomas diminuem, e então confirmam o diagnóstico com o teste de monitoração da quantidade de hidrogênio nos gases exalados pela respiração, após a ingestão da lactose; o teste de tolerância, que consiste em fornecer lactose pura ao paciente e a concentração de glicose no sangue é monitorada por duas horas; e o teste da acidez das fezes, realizado para se determinar se a lactose chegou no intestino grosso, o que produz ácido lático e outros ácidos que acidificam as fezes. O teste mais direto é a biópsia do intestino delgado (BID) para medir os níveis em lactase no revestimento. Contudo, estas biópsias são invasivas e requerem análise especializada. Por esse motivo, os níveis em lactase não são geralmente mensurados através de biópsia exceto em propostas de pesquisa.
É uma patologia muito rara em bebes. Se um bebe ou criança pequena tiver sintomas de intolerância, o pediatra recomendará a mudança da fórmula de leite de vaca para fórmulas à base de soja até que os sintomas desapareçam e aos poucos se reintroduz os produtos lácteos em tempo posterior. Se necessário, confirma-se o diagnóstico pelo teste de acidificação das fezes.
Tratamento
É facilmente tratada. As pessoas portadoras da condição podem geralmente encontrar o nível de alimentos contendo lactose tolerável, assintomático. Também, podem ser capazes de tolerar certos produtos lácteos, como queijo, iogurte e cottage. As culturas ativas no iogurte ajudam a quebrar um pouco das enzimas da lactose, ajudando a digestão.
A ingestão de leite na Europa Central
A capacidade de digerir o açúcar do leite, a lactose, desenvolveu-se primariamente nas comunidades fazendeiras de leite na Europa Central. As mutações genéticas que permitiram aos europeus primitivos a ingerirem leite sem ficar doentes foi mapeada aos fazendeiros de leite, ao redor de 7500 anos atrás em uma região entre os Balcãs e a Europa.
Previamente, se pensava que a seleção natural favorecia os bebedores de leite por conta de sua grande necessidade em vitamina D na sua dieta. Na maior parte do globo terrestre, as pessoas produzem vitamina D quando a luz solar alcança sua pele, mas nas latitudes ao norte, não há luz solar suficiente para realizar este processo na maioria do ano.
A maioria dos adultos no mundo não produzem a enzima lactase e assim ficam inaptos a digerir o açúcar do leite, a lactose. Contudo, a maioria dos europeus continua a produzir lactase por toda a sua vida, uma característica conhecida como lactase persistente. Uma mutação genética singular está fortemente associada com a lactase persistente e parece ter dado às pessoas uma grande vantagem em sobrevivência. Como o consumo dos adultos em leite fresco só foi possível após a domesticação dos animais, é quase certeza que a lactase persistente co-evoluiu com a prática cultural de aleitamento, embora não se saiba quando começou na Europa ou que fatores conduziram à rápida disseminação.
Parece ter começado ao redor de 7500 anos atrás, entre os Balcãs e a Europa, provavelmente entre as culturas da cerâmica linear. Mas ao contrário da crença popular, descobriu-se que a necessidade por vitamina D não é a chave para explicar o motivo da lactase persistente ser comum no norte da Europa atualmente.
Muitas razões foram levantadas a respeito dos motivos em ser capaz de ingerir leite fresco e que pode representar uma vantagem. Por exemplo, leite pode compensar a falta de luz solar e a síntese de vitamina D na pele nas latitudes mais ao norte, pois a vitamina D é requerida para absorção do cálcio e o leite fornece uma boa fonte dietética de ambos nutrientes. Leite também representa fonte alimentar rica em calorias e proteínas, apresenta-se em suprimento relativamente constante comparado à sazonalidade das colheitas e se contamina menos que os suprimentos de água.
As proteínas do leite encontradas em vasilhas cerâmicas evidenciam o aleitamento presente na Romênia e Hungria ao redor de 7900 – 7450 anos atrás. Mas é mais certo de que o leite era fermentado para fazer iogurte, manteiga e queijo e não ingerido fresco. Os romanos usavam o leite de cabra e ovelha para produzir queijo, e o gado era animal de tração. Contudo, os povos germânicos e célticos praticavam a pecuária leiteira e bebiam leite fresco em quantidades significativas. A atual distribuição da lactase persistente parece sugerir origem no norte da Europa – especialmente Irlanda e Escandinávia – pois é encontrada em alta frequência até hoje. Dali rapidamente se disseminou por onde os colonizadores foram se assentando.

Chef Marcio Lopes " sempre com vocês."

É a incapacidade de digerir a lactose, o açúcar primário encontrado no leite e seus derivados. É causada pela deficiência da lactase no organismo, uma enzima produzida pelo intestino delgado necessária para digerir a lactose. Embora a intolerância à lactose não seja perigosa, seus sintomas podem ser estressantes.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Hábitos domésticos que podem lhe causar problemas


Hábitos domésticos que podem lhe causar problemas
A inobservância de pequenas atitudes domésticas pode causar a proliferação de microorganismos que você não vê, mas que terá grande impacto sobre a saúde da sua família. Para não correr riscos, saiba o que está errado.

Não lavar regularmente cortinas e tapetes. Isto deve ser lavado sempre que possível.

“Esses são ambientes propícios para o acúmulo de sujeira, possibilitando o crescimento e a multiplicação dos ácaros”, diz a farmacêutica bioquímica Inneke Marie Van Der Heijden, professora de Microbiologia da Faculdade de Medicina do ABC.
Usar por muito tempo travesseiros, edredons e cobertores
“Para se ter uma ideia, de 20 a 25% do peso de um travesseiro com mais de dois anos de uso é formado por ácaros vivos e mortos e pelas fezes desses micro-organismos, que estão ali acumulados. Por isso, quem tem alergia ou problemas respiratórios normalmente já acorda mal, espirrando ou com coceira no nariz”, esclarece o biomédico Roberto Figueiredo.

Da mesma forma, os edredons e cobertores podem ser alvo de fungos e bactérias. “Cerca de 80% da poeira doméstica é formada pela descamação da pele humana. Os resíduos, que se acumulam com facilidade nos tecidos, servem de alimento aos microorganismos. Pior, ainda, se cobertor e edredom estiverem dobrados dentro do armário, sem uso. Aí, irão absorver também a umidade ambiente”, explica Figueiredo.

Errar na limpeza do chão
Todos os aspiradores possuem um filtro que segura à sujeira. Porém, se ele não for limpo e trocado no prazo indicado pelo fabricante, ficará impossibilitado de reter a poeira, devolvendo-a ao ambiente. O pó que sobe e se deposita de novo no solo é um veneno para os portadores de doenças respiratórias. Também existe o risco de infecção pelo uso inadequado de panos de chão embebidos em substâncias como detergente, sabão em pó, desinfetante e água sanitária.

Não higienizar nem trocar a esponja de cozinha
Úmida e com restos de alimentos, ela é uma espécie de hotel cinco estrelas para as bactérias mais perigosas, capazes de transmitir diversos tipos de intoxicação alimentar. Custa tão barato uma esponja pra que correr este risco. Ainda á pessoas que usam ela na casa toda até no banheiro e depois é que lavam os pratos e os talheres.

Estender o pano de prato úmido em cima da louça limpa
“Um simples paninho desses pode acumular um milhão de bactérias a mais que uma tampa de vaso sanitário de banheiro público”, alerta o biomédico Roberto Figueiredo. Tudo isso porque, além de estar contaminado por resíduos de alimentos, ele é muito manipulado durante o processo de secagem da louça. O ambiente úmido é perfeito para a proliferação de micro-organismos.
“No pano seco, as bactérias duram 24 horas. No úmido, 48 horas”, avisa. Soltas, ali pertinho dos utensílios domésticos, elas podem, sim, infectá-los, chegando também aos alimentos. É o que os especialistas chamam de “contaminação cruzada”.

Deixar alimentos fora da geladeira
Quem nunca esqueceu a pizza no forno, de um dia para o outro? Por mais inocente que pareça, a mania de deixar a comida da família à temperatura ambiente pode resultar em quadros de intoxicação, com sintomas como diarreia, vômito e febre.

“Ouço muitas pessoas dizerem que não colocam nada quente na geladeira, para não estragar o eletrodoméstico. Mas, agindo assim, prejudicam algo muito mais valioso: a própria saúde”, alerta Roberto Figueiredo. Ele garante que nenhum tipo de alimento deve ficar exposto, sem refrigeração, por mais de duas horas. Segundo o infectologista Paulo Olzon Monteiro da Silva, professor de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o descuido com o acondicionamento da comida é a principal causa de doenças no ambiente doméstico.

Usar utensílios de madeira
Com o tempo, vão aparecendo fissuras nas colheres e tábuas, e é ali que as bactérias se instalam. “É impossível fazer a higienização correta desse material. Os microorganismos grudam na madeira, e não são eliminados nem sob o sol, nem com água sanitária”, diz Figueiredo. “A tábua, por exemplo, fica com resíduos de alimentos. E normalmente está úmida, é mais difícil de secar. Ou seja, o meio dá as condições ideais para que as bactérias proliferem”, afirma Olzon. Cuidado a sua saúde é muito valiosa.


Chef Marcio Lopes

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Importância dos sucos de frutas e hortaliças na nutrição – prós e contras

Saúde é um aspecto muito importante na vida de qualquer pessoa. Para citar um velho ditado “saúde é prosperidade”, estar em boa condição física e saudável significa estar em paralelo com a prosperidade, pois com certeza o dia-a-dia de uma pessoa é influenciado principalmente pelo estado de sua mente e de seu corpo, e em especial pela presença ou ausência de certas doenças.
Muitas pessoas fazem vários esforços para se manter em boa condição física, manter boa saúde, e garantir sua longevidade. Exemplos destas práticas incluem se engajar em treinamentos físicos rigorosos, consumir dieta equilibrada e saudável, manter peso ideal e proceder a gestão efetiva do estresse. É importante também parar de fumar, reduzir a ingestão alcóolica e evitar o uso de substâncias proibidas.
Saúde deficiente pode ser causada por vários fatores diferentes, sendo um deles hábitos alimentares errados, falta de exercício, estresse, fumo excessivo e ingestão de bebidas alcóolicas. A ingestão desequilibrada dos nutrientes pode causar excesso ou deficiência dos mesmos, o que afeta em definitivo as funções normais do organismo. Estes nutrientes são necessários para o crescimento/ reparo, metabolismo e outras funções. Há cerca de 6 tipos de nutrientes necessários ao organismo humano em diferentes quantidades para agir em vários processos orgânicos. São eles: carboidratos, proteínas e gorduras, ou nutrientes conhecidos por fornecerem energia ao organismo; e minerais, vitaminas e água, ou aqueles nutrientes que dão suporte ao metabolismo do organismo.
Água, o último nutriente da lista, é algumas vezes chamada de nutriente esquecido, mas é considerada como o mais importante nutriente. Água é necessária para crescimento/ recuperação e processos metabólicos. Corre através do sangue e do sistema linfático, carrega o oxigênio, distribui nutrientes às células, e livra o organismo de toxinas e resíduos na forma de urina e suor. Se a água e outros líquidos substitutos não estiverem presentes na dieta humana, a digestão dos alimentos, absorção de nutrientes e excreção de resíduos ficam impossíveis de serem realizadas.
O organismo humano é constituído de 2/3 de água. São necessários 8 a 10 copos de água ou líquidos livres de cafeína e álcool para repor a água perdida durante o dia. A necessidade do organismo de água é satisfeita pela ingestão de outros líquidos como sucos (sem cafeína e álcool). Frutas e hortaliças são constituídas de 80 a 95% de água, produtos cárneos de 50% de água, e cereais como arroz e aveia contém até 35% de água.
Os sucos de frutas, por outro lado, foram cientificamente comprovados como benéficos à saúde, desde que consumidos com moderação. Os nutricionistas também sugerem que sucos de frutas devem ser ingeridos no
seu estado puro, e as pessoas devem tomar somente sucos de frutas 100%. Alguns deles possuem propriedades terapêuticas. Acredita-se que o suco de cranberry previne as infecções do trato urinário, o suco de uva diminui as chances de trombos no coração, e o suco de laranja é cotado na prevenção de derrames (AVC) e redução do risco de ataques cardíacos.
Embora estas crenças populares não tenham base científica para seus apelos terapêuticos, a maioria dos cientistas concordam que muitos sucos de frutas são realmente saudáveis. O suco de laranja puro, por exemplo, é muito rico em vitamina C, potássio e ácido fólico. Outros sucos de frutas ricos em antioxidantes, vitaminas e antocianinas (pigmentos hidrossolúveis encontrados em vegetais e que atuam como antioxidantes) incluindo suco de uva (púrpura), suco de romã e suco de cranberry. Acredita-se que os sucos feitos com frutas de cores ativas como uvas, romãs, cranberries e blueberries, são ricos em vitaminas e antioxidantes. Na onda nova incluiu-se sucos de uvas pretas e noni, comercializadas atualmente no mercado internacional.
Estudos científicos recentes também atestam que os antioxidantes encontrados na maioria dos sucos de frutas e de hortaliças podem ajudar a diminuir os riscos de desenvolvimento do mal de Alzheimer. Os antioxidantes são substâncias de ocorrência natural, encontradas em plantas e têm o potencial de ajudar a combater doenças cardíacas e lutar contra o câncer.
Sucos recém-obtidos de frutas e hortaliças são fontes excelentes de minerais e vitaminas, catalizando reações químicas ocorrentes no organismo. Estas enzimas produzem a energia necessária para a digestão, absorção e conversão dos alimentos para os tecidos humanos. O aumento da ingestão de sucos de frutas e hortaliças garante que o organismo absorva eficientemente mais minerais e vitaminas.
Outro benefício útil de frutas e sucos de frutas é a sua capacidade em promover a desintoxicação do corpo humano. As frutas ajudam a limpar o organismo, especialmente as com altos níveis de ácidos. Tomates, abacaxi e cítricos como laranjas, grapefruit e limões são conhecidos por suas propriedades detoxificantes. Ao mesmo tempo que promovem a limpeza, ainda fornecem ao organismo altas dosagens de vitamina C!
Frutas inteiras fornecem um lote integral em nutrição, mais que os sucos. Focando em 2 componentes da fruta – a casca e a polpa – já se pode perceber porque há uma diferença entre os dois. Casca
Infelizmente quando as frutas são transformadas em sucos, nem sempre se desfruta das cascas delas. O processo de transformação em suco geralmente remove a casca, e não permite os benefícios integrais para obtenção no suco.
Polpa – além da casca, que é uma fonte importante de fibras na maioria das frutas, a parte da polpa da fruta é também fonte de fibras (e outros nutrientes). Suco de laranja é um bom exemplo da diferença saudável quando se foca no produto de sua polpa. A parte branca da polpa da laranja é fonte primária de seus flavonóides. As seções suculentas e coloridas (laranja) da fruta contêm a maioria de seu teor em vitamina C. No organismo, os flavonóides e a vitamina C com frequência trabalham em conjunto e dão suporte à saúde através de sua interação. Quando a parte branca da laranja é removida no processamento do suco, os flavonóides da laranja ficam perdidos no processo. Esta perda de flavonóides é uma das muitas razões para consumir a laranja na sua forma alimentar integral (mesmo que se consuma uma pequena porção da parte branca da polpa). Embora muitos produtos comerciais digam "polpa adicionada" nos seus rótulos, a "polpa adicionada" pode não igualar a polpa original encontrada na fruta integral.
– as cascas comestíveis de muitas frutas saudáveis incluindo maçãs, damascos, figos, uvas, pêras, ameixas, morangos, etc – são faces de importante atividade biológica na vida das frutas. A casca é um dos locais onde a fruta interage com a luz solar, e forma vários pigmentos coloridos que absorvem ondas extensivas de luz. Estes pigmentos, incluindo os carotenóides e os flavonóides, são bem pesquisados como nutrientes protetores da saúde e da nutrição. As cascas de frutas como das uvas foram estudadas por sua capacidade em ajudar a diminuir o risco de câncer e por ajudar a fornecer proteção da luz ultra-violeta. Fibras – quanto de fibras se perde na conversão de fruta inteira à suco de fruta? Vamos usar maçãs e suco de maçã como exemplo. Uma xícara de suco de maçã não contém quantidade mensurável de fibras. Para criar este copo de 250ml de suco, são necessárias aproximadamente 3 – 4 maçãs (dependendo, é claro, do tamanho e densidade delas). Cada uma destas 3 – 4 maçãs contém cerca de 3,75g de fibra dietética, em total de cerca de 12 – 15g de fibra dietética. Virtualmente todas estas 12 – 15g são perdidas na produção de suco de maçã coado! Se integradas ao suco, dobram a ingestão média diária em fibras! Mas então consumir sucos não é saudável? A resposta é: depende de como ele é consumido e que tipos de alimentos está substituindo. Suco de fruta com suas fibras roubadas juntamente com vários nutrientes é basicamente só uma fonte concentrada de açúcar, faltando nutrientes suportivos de ajuda à digestão e metabolização. Os sucos de frutas elevam o açúcar sanguíneo mais rapidamente que frutas inteiras, e o nível de açúcar obtido do suco de fruta é maior que o encontrado na fruta inteira. Por exemplo, 120 kcal equivalentes à maçã inteira contêm cerca de 24g de açúcar, enquanto 120 kcal equivalentes ao suco de fruta contêm cerca de 30g.
Além disso, muitos sucos de frutas vendidos em supermercados contêm somente uma pequena porcentagem de suco de fruta real, e muitos contêm adoçantes adicionados (sacarose ou frutose de melaço de milho). Se existe controle de calorias na dieta, ou ainda, se a pessoa é diabética, é necessário o controle de açúcar natural dos alimentos e a fruta contem seu açúcar natural, a frutose. Como resultado, é fácil consumir grandes quantidades de calorias por contrapeso, sem obter nutrição real ao ingerir estas bebidas. Leia os rótulos dos sucos com atenção! Vire de cabeça para baixo a garrafa ou vidro de suco e/ou verifique a lista de ingredientes: vc pode se surpreender ao ver exatamente onde a fruta mesmo se encaixa!
Assim se o suco de fruta for somente uma escolha "conveniente" para reposição de um refrigerante, somos a favor do suco de frutas X refrigerante. Se as frutas forem combinadas com hortaliças, a polpa será retida, e esse tipo de suco permite à pessoa aumentar sua ingestão de hortaliças substancialmente, então também aprovamos este procedimento (especialmente se usado um liquidificador caseiro, sem coar, que permite chegar a até 100% de retenção da polpa e da casca). Contudo, na maioria dos casos, a troca de fruta inteira por suco de frutas pode ser feita somente às expensas da nutrição total e da saúde. A mastigação favorece o poder de saciedade pelo ato mastigatório, o que não se obtém ao ingerir um suco.
Chef Marcio Lopes

O que falta nos sucos