Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


terça-feira, 3 de maio de 2011

CREME BRULÉE DE LIMÃO SICILIANO

Ingredientes
creme de leite fresco 500 ml
leite 100 gr
açúcar 100 gr
raspas de limão siciliano e o suco de 2 unidades
gemas ligeiramente batidas 120 gr (6 ovos)
açúcar para polvilhar a gosto

Modo de Preparo

Pré aqueça o forno em temperatura media 160ºC. Pegue uma assadeira meio funda que possa armazenar todos os ramequins, ponha os ramequins nela e reserve. Ponha água para ferver – você quer o suficiente para encher a assadeira até metade da altura dos ramequins. (rende 6 unidades depende do recipiente, pode ser uma xícara de chá).

Ponha o creme de leite numa panela e leve ao fogo médio. Você só vai esquentar o creme de leite até que ‘quase’ chegue ao ponto de fervura, não deixe ferver. Enquanto o creme de leite está esquentando, coloque o suco de limão, raspa de limão, açúcar e gemas num liquidificador. E bata rapidamente para ficar com uma mistura uniforme. Assim que o creme de leite atingir o ponto desejado jogue a mistura que está no liquificador dentro e mexa com um fouet até começar a engrossar – não deixe ferver. Retire do fogo e transfira a mistura para os ramequins. Assim que a água ferver, abra a porta do forno, ponha a assadeira numa das prateleiras, e só então derrame a água na assadeira. Acho mais fácil fazer assim do que carregar a assadeira cheia de água fervente. Asse por uns 30 minutos até que o creme fique firme – ele será levemente tremido. Retire do forno, transfira para uma grelha e deixe esfriar. Leve à geladeira eu adoro eles gelados, deixe ate gelar por pelo menos 5 horas. Pouco antes de servir faça o ‘brulée’.

Brulée: Na hora de servir cubra cada ramequim com um pouco de açúcar. (polvilhar). E "Queime" com maçarico. Para criar uma crosta caramelizada.

Dica: Passe pelo coador as gemas, somente batendo de leve a peneira afim de que fique as películas da gemas, esse processo é para amenizar o gosto de ovos no doce.

A Historia do Crême:  
Crème brûlée (francês para "creme queimado") é uma sobremesa que consiste em um creme rico e cremoso, feito com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. É geralmente servido gelado e em ramekins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolate, café, canela, coco, licores etc.
Foi atestado primeiro na França, no livro de receitas de Massialot em 1691. No Reino Unido, é associado com o Trinity College, Cambridge, ao qual, o nome da universidade era queimado sobre a sobremesa com uma brasa quente. Na Catalunha, é chamada de crema catalana, e é feita com limão, laranja e canela. Em Portugal, o pastel de belém guarda algum parentesco com o crème brulée.



Às vezes, ao açúcar queimado era dado uma Reacção de Maillard, ou caramelização, pingando por cima um pouco de bebida alcoólica.







É Bem fácil de Fazer. Bom Apetite.

Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."

Nenhum comentário:

Postar um comentário