Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Extrato, Molho e Polpa de Tomate. Qual a diferença? O que faço agora?

Qual a diferença de Extrato, Molho e Polpa de Tomate?
Alguns cozinheiros já sabem a diferença destes pelo costume de preparar pratos, mas será que conhecem as diferenças? Então vamos apontar algumas pequenas diferenças:
:: Extrato - É o mais concentrado de todos os derivados e não contém condimentos, além de sal e açúcar. Próprio para o preparo de molhos caseiros com pedaços de tomate ou para a aplicação em receitas que levam um grande volume desse ingrediente. Pode ser usado também para dar cor, sabor e consistência aos mais diversos pratos.
:: Molho – Ideal para economizar tempo na cozinha. São prontos para consumo, não necessitam de diluição e são feitos a partir da polpa de tomate concentrada. Presentes nos mais diversos sabores, a maior parte deles leva uma base de óleo e cebola, refogados, e de alguns temperos, como salsa, alho e aipo, que dão mais sabor às receitas. Com preparo artesanal, este gênero pode ser peneirado ou apresentar pedacinhos de tomate.
:: Polpa - Opção para quem não abre mão de fazer o próprio tempero, mas procura algo prático, que permita o preparo direto, sem diluição. São feitas a partir da polpa do tomate, sem pele e sementes, e levam somente açúcar e sal em sua composição. As polpas são os mais flexíveis dos atomatados, pois servem como ingredientes para o preparo de uma infinidade de receitas.
Esperamos que tenha esclarecido algumas coisas, agora é partir pra cozinha porque aposto que você deve ter ficado com vontade de preparar e saborear algum prato!
Chef Marcio Lopes "sempre com vocês."

Nenhum comentário:

Postar um comentário