Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


domingo, 27 de junho de 2010

Receita de macarons


Macarons (esta é minha receita com dicas e truques).
Ingredientes que vamos precisar:
240 gramas de Glaçucar
140 Farinha de Amêndoas
105 gramas de claras
Se for colorir vamos usar: 20 gramas de cacau em pó, se for corante 6 gotas (verde, lilás, amarelo, etc.), essência de baunilha 1 colher de café.
Como devemos fazer:
Coloque metade do Glaçúcar com as claras e faça um Suspiro Suíço ( coloque as claras e o açúcar em banho-maria (40ºC) numa tigela e bata a mistura até que engrosse (55-60ºC, temperatura suportável para os dedos). Retire a mistura do fogo e bata vigorosamente na batedeira até que fique firme.
Desligue a batedeira e acrescente o corante desejado, depois o restante do glacucar com a farinha de amêndoas (os dois já devem estar misturados e peneirados). Misture com uma colher do centro em direção às bordas, enquanto gira a tigela com a mão esquerda. Trabalhe esta mistura delicadamente para não quebrar as claras.(nao abaixar as claras). Dica você deverá obter uma massa um pouco fluída para que os macarons não fiquem secos depois de assados.
Pré-aqueça o forno a 250ºC. Coloque uma forma apropriada e uma folha de papel-manteiga sobre ela. Despeje a massa em um saco de confeitar com um bico liso nº8 para fazer Macarons pequenos de 2cm de diâmetro e nº 12 para os grandes 7 cm de diâmetro.
Forme os Macarons, deixe descansar em temperatura ambiente ate que forme uma pequena crosta sobre eles (ao tocar o dedo ele não deve grudar). Esta é a parte mais importante do processo.
Depois leve as assadeiras para o forno e diminua a temperatura para 180ºC. Deixe assar por 18 a 20 minutos os macarons grandes e os pequenos de 10 a 12 minutos, deixando a porta do forno entreaberta.Quando eles estiverem assados, retire da bandeja o papel-manteiga e coloque sobre uma superfície fria, para que desgrudem com maior facilidade. Deixe esfriarem e recheie.
Dica do Chef: Arrume os macarons em uma travessa coberta com filme de PVC e deixe descansar por 2 dias na geladeira: ficarão ainda melhores.
Chef Marcio Lopes "sempre com vocês".

Nenhum comentário:

Postar um comentário