Seja Bem Vindo ao Blog do Marcio Lopes, você é a nossa razão...

Marcio Lopes é Chef de Cozinha, professor e consultor na área de gastronomia.

Quero todo dia aprender com vocês.

Sejam Bem Vindos ao meu Blog, vocês são a razão deste. Sem vocês eu não teria motivação para escrever.........


sábado, 12 de junho de 2010

A Herança Africana - Comidas de Santos - Acarajé

Quem é Yansã? Saiba um pouco sobre ela.
Oyá recebeu, de Olorun, a missão de transformar e renovar a natureza através do vento, que ela sabe manipular. O vento nem sempre é tão forte, mas, algumas vezes, forma-se uma tormenta, que provoca muita destruição e mudanças por onde passa, havendo uma reciclagem natural. Normalmente, Oyá sopra a brisa, que, com sua doçura, espalha a criação, fazendo voar as sementes, que irão germinar na terra e fazer brotar uma nova vida. Além disso, esse vento manso também é responsável pelo processo de evaporação de todas as águas da terra, atuando junto aos rios e mares. Esse fenômeno é vital para a renovação dos recursos naturais, que, ao provocar as chuvas, estarão fertilizando a terra.
Apesar de dominar o vento, Oyá originou-se na água, assim como as outras iyabas, que possuem o poder da procriação e da fertilidade.
Conhecida no Brasil como Yansã, cujo nome advém de algumas formas prováveis: Oyamésàn - nove Oyàs; usado como um dos nomes de Oyà
Lenda de Yansã
Oyá foi desafiada pelos sacerdotes de sua aldeia, que duvidaram de sua capacidade de irrigar a terra. Para eles, sua única função era a de levantar o vento para espalhar as sementes. Sentindo-se muito ultrajada, resolveu mostrar a eles do que era capaz. Na frente de todos, rasgou ao meio um pano escuro de sua indumentária. Usando seus pés, colocou uma grande extensão de terra, onde esses panos foram jogados e, ao entrarem em contato com o solo, transformaram-se num grande rio.
O Acarajé é oferecido a Yansã

Ingredientes
5 xícaras ( 1 kg) de feijão-fradinho
2 colheres(chá) de sal
Azeite-de-dendê para fritar
1 cebola inteira
2 cebolas medias (250g) raladas

Como preparar
De véspera, coloque o feijão no copo do liquidificador e bata em velocidade alta somente para triturá-lo grosseiramente. Passe por uma tigela e lave sob água corrente para eliminar parte das cascas. Cubra com água e deixe de molho durante a noite. No dia seguinte, elimine o restante das cascas, escorra a água e coloque o feijão no copo do liquidificador. Junte o sal e bata em velocidade alta ate obter uma massa bem homogênea. Coloque numa tigela e reserve.
Coloque o azeite-de-dendê numa frigideira ate atingir cerca de 3 cm de altura e junte a cebola inteira, leve ao fogo alto e deixe aquecer bem. Enquanto isso acrescente a cebola ralada à massa de feijão e bata fortemente com uma colher de pau ate obter uma mistura bem fofa.
Quando a cebola que esta no óleo começar a soltar fumaça, prepare os acarajés: usando uma colher de sopa, coloque porções da massa de feijão no óleo quente e frite ate ficar dourado por igual. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer em papel absorvente. Passe para um prato de servir e leve a mesa enquanto ainda estão quentes, acompanhados de molho de camarão e
molho de pimenta.

Molho de pimenta
Ingredientes
Cascas e cabeças de camarão
4 colheres (sopa)(60ml) de azeite-de-dendê
1 cebola grande(150 g) ralada
3 pimentas malaguetas bem amassadas

Preaqueça forno em temperatura media(180ºC). Elimine os olhos e as barbas dos camarões. Coloque as cascas e as cabeças já limpas numa assadeira, leve ao forno preaquecido e deixe ficarem torradas. Tire do forno, coloque no copo do liquidificador, bata em velocidade alta ate reduzir a pó e reserve.
Coloque o azeite-de-dendê numa frigideira e aqueça em fogo médio. Junte a cebola ralada e frite por 2 a 3 minutos. Acrescente o pó de camarão reservado, a pimenta malagueta amassada, misture rapidamente e tire do fogo. Passe para uma molheira e leve a mesa.

Molho de camarão
Ingredientes2 xícaras(150g) de camarões secos
4 colheres(sopa)(60ml)de azeite-de-dendê
1 cebola grande(150g)cortada em fatias finas
Descasque os camarões e reserve as cascas e cabeças para preparar o molho de pimenta.
Numa frigideira, coloque o azeite-de-dendê, leve ao fogo médio e deixe aquecer. Junte a cebola e frita por 2 a 3 minutos. Acrescente os camarões descascados e frite por mais 7 a 10 minutos. Tire do fogo, passe para uma molheira e leve à mesa.
Chef Marcio Lopes "sempre com vocês" nossa culinária é a nossa maior cultura.
"A energia sagrada dos Orixás é traduzida pela palavra AXÉ que é, igualmente, uma interjeiçao: assim seja!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário